Curso de Viola Caipira Completo  Aprenda Viola Caipira sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Viola Caipira  Para você dar os seus primeiros passos na danada. 

Entenda o ponteio de viola caipira - aula 6 Guia do Iniciante

Entenda o ponteio de viola caipira

Vamos falar agora sobre os intervalos musicais e as relações das notas com a sua escala para que você entenda o ponteio de viola caipira .

Entenda o ponteio de viola caipira

Agora que já aprendemos como formar uma escala maior,se você ainda não aprendeu assista a aula anterior, vamos aprender as relações das notas de uma escala. Vamos imaginar que a minha escala seja Sol maior. Cada nota encontrada na escala terá uma relação de dependência com a primeira nota da escala, no caso sol. Por isso a nota sol será chamada de tônica ou fundamental.

Nós teremos dois tipos de intervalos os simples e os compostos.

Os intervalos simples serão os intervalos que vão até a sétima maior.

Os intervalos compostos serão os que vão da oitava em diante.

Entenda o ponteio de viola caipira

Mas e se surgirem notas estranhas a escala, qual será o nome do intervalo?

Todas as notas terão ainda uma relação com a escala e as notas que não pertencerem a escala serão chamados de intervalos menores ou aumentados, dependendo da situação.

Entenda o ponteio de viola caipira

Agora vamos colocar em prática os intervalos musicais.

Vamos tocar no instrumento a escala maior e localizar os intervalos.

Entenda o ponteio de viola caipira

Novamente devo localizar a primeira nota, se quero o intervalo de terça maior, toco a escala maior e localizo a terça maior, depois basta tocar os dois intervalos ao mesmo tempo.

Se quero um intervalo de terça menor, basta localizar a terça maior da escala e voltar uma nota pra trás.

Entenda o ponteio de viola caipira

Mas e se a minha escala é menor, os nomes dos intervalos serão os mesmos? Não. A relação de intervalos é baseada em uma escala maior, por isso antes de tudo você tem que ter vem claro na cabeça a escala maior.

Veja que os intervalos tiveram nomes diferentes, por exemplo, a terça na escala menor é uma terça menor, pois a terça sempre será maior na escala maior.

Tocando no instrumento a escala de Gm e os seus intervalos teremos:

Na próxima aula o assunto será a formação de acordes no braço do instrumento. Gostou quer aprender mais venha fazer os nossos cursos online, você vai gostar.

Olá galera, abaixo o link para baixar a apostila Guia do Iniciante para Viola Caipira, basta participar do nosso grupo do Telegram

Clique Aqui

Que tal um Curso Completo de Viola Caipira? 

Saiba mais

Tempo de duração: Mais de 18:30 horas, duração do acesso online: pelo tempo que desejar

Viola iniciante:

Prática: Notas no braço da viola caipira, acordes maiores, acordes menores, acordes dominantes, escalas maiores, escalas menores, pestanas, batida de guarânia, batida de toada, batida de cururu, batida de querumana, batida de cateretê, batida de moda campeira, solos de viola caipira, todas as aulas com canções de exemplo,

Teórica: notas naturais e acidentes, formação de escala maior, formação de escala menor, intervalos musicais, formação de acordes, campo harmônico maior, campo harmônico menor, exercícios de divisão rítmica, exercícios de fixação.

Viola intermediário:

Prática – desenhos de escalas no braço da viola, escalas duetadas em terças, escalas duetadas em sextas, batida de batuque, batida de pagode, batida de valsa, batida de arrasta-pé, transposição de escalas, todas as aulas com canções de exemplo,

Teórica: formação de escalas maiores, intervalos de terça e sexta, mudança de tonalidade,

Solos de viola 1-

Pagode em brasilia, Tudo serve, Caçador, Viola Cabocla, Duas cartas, A mão do tempo, Amor e saudade, Garça branca, A moda da mula preta, Oi Paixão, saudade me fez voltar, bandeira branca, A vaca já foi pro brejo, Canoeiro, Chumbo grosso, Menino da porteira, O doutor e o caipira, O poder do criador, O pulo do gato, Peito sadio, Pretinho aleijado, Saudades de araraquara, Falou e disse, O mineiro e o italiano, Amargurado, Saudade de minha terra, Mala amarela, Prato do dia, Boiadeiro errante, Chitaõzinho e chororó .

Solos de viola 2:

60 dias apaixonado, a casa, a ferro e fogo, a grande cilada, amanheceu peguei a viola, amarguras da vida, arroz a carreteiro, barco de papel, berrante de ouro, blusa vermelha, boate azul, boi de carro, boiada cuiabana, boiada, cabecinha no ombro, cabocla tereza, cabocla, caboclo decidido, caminheiro, canarinho prisioneiro, cavalo preto, chalana, chora viola, comitiva esperança, cuitelinho, empreitada perigosa, fio de cabelo, jeito caipira, mercedita, nove e nove, rio de lágrimas.

Viola de ouvido

São 5 módulos com mais de 100 exercícios com exemplos de áudio e vídeo e exercícios que se corrigem mostrando ao aluno onde ele está com dificuldades.Após a compra será enviado um email com os dados de acesso ao curso em no máximo 1 dia útil, você terá acesso durante o tempo que desejar.