Curso de Blues no Teclado Aprenda a tocar Blues no Teclado, sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Teclado Para você dar os seus primeiros passos nas teclas.

Criando um pagode ao estilo anos 90 Criando Música Podcast episódio 7

 

E aí Sonzeira

Aqui é Marcos Duprá da primeirosacordes.com.br e vamos começar o sétimo Episódio do Criando Música, onde você aprende criando.

Nesse episódio nós vamos entender como criar um pagode anos 90 usando apenas 4 acordes. Essa é uma sequência conhecida pelos sambistas como quadradinho, como a tonalidade será Fá maior, será o quadradinho de F.

História

O pagode dos anos 80 e 90, tem como principais expoentes: Raça Negra, Grupo Raça,
Negritude Júnior, Katinguelê, Art Popular entre outros. Nós vamos usar como referência a música “Recado à minha amada”, do Katinguelê, do disco Compasso do Criador de 1996. Ouça discos entenda conceitos.

Teoria

A sequência de acordes conhecida por quadradinho é formada pela seguinte fórmula:

I   VI7  IIm  V7

Se pensamos isso na tonalidade de F teremos:

F  D7  Gm  C7

Ingredientes da Receita

Os ingredientes da nossa receita serão: Uma pitada de quadradinho de F, uma colher de contrabaixo bem marcado, um copo de harmonia de violão, um kilo de harmonia de cavaquinho, e a escala de Fá maior.

Contrabaixo

A função do Contrabaixo e da percussão no samba é criar a Cozinha, portanto preparar os pratos para os outros músicos degustarem. Não perca de vista qual a função do instrumento no estilo.

Uma característica do contrabaixo no samba é ressaltar o surdo que é tocado no segundo tempo, ou seja no tempo fraco. Usar notas mortas ressalta a intenção percussiva do groove. Podemos usar pequenas frases para ligar os acordes. Se liga:

Plugue seu fone de ouvido e bata o pé

Violão

A função do Violão nesse estilo é tocar a harmonia. Uma boa maneira de enriquecer a harmonia é usar conceitos de harmonia funcional, por exemplo:

F  | D7 | Gm | C7 podemos substituir por:

F7M | D7(b9) G#7(#11) | Gm7 | Em7(b5)  F#7(#11)

Vamos ouvir?

Se liga no resultado.

Teclado

O teclado tem como função o acompanhamento, usamos o teclado em dois momentos:

Na introdução, arpejando os acordes e usando a melodia como guia. Abra os ouvidos:

Na parte B da canção, usando um ritmo de salsa, para dar uma referência latina.

Ouça um trecho e se liga nos baixos da mão esquerda:

Cavaquinho

O Cavaquinho no pagode dos anos 90, usava bastante solos de introdução e uma harmonia bem rica, com influências da bossa nova.

Como a tonalidade é Fá, podemos usar basicamente a escala de Fá, ouça:

Uma boa maneira de enriquecer a harmonia é usar conceitos de harmonia funcional, por exemplo:

F  | D7 | Gm | C7 podemos substituir por:

Am | D7(b9) | Gm7(9) | C7(13) C7(b13)

Se liga no cavaco:

Melodia

A melodia é o prato principal da canção, para não perdermos a sensualidade romântica do estilo, vamos usar o saxofone tenor para tocar essa melodia.

Nossa escala principal será a escala de Fá que seria:

Essa melodia já terá influências de outros estilos como soul  music, black music, mas claro sem perder o swing do samba.

Se liga no ritmo da melodia:

Minha história

Nos anos 90, quando o pagode romântico estourou nas rádios, eu particularmente achava aquele estilo horrível. Eu estava mais ligado na pesquisa de sambas de raiz e o meu preconceito, não me permitia a analisar melhor as canções. Isso começou a mudar quando alguns alunos aqui da Vila Ede em São Paulo, começaram a me pedir para tirar as músicas desses grupos no cavaquinho, e foi uma descoberta. Percebi que esses caras, no geral, tinham um profundo conhecimento de harmonia e exploravam acordes que até então eram pouco usados no cavaco. Preconceitos normalmente nos deixam cegos, preconceitos musicais podem nos deixar além de tudo, surdos.

Faça a letra

E aí curtiu? Então se curtiu você tem de espalhar a notícia pra galera. A música está pronta mas está faltando uma letra. Que tal você ser meu parceiro? Crie uma letra para essa melodia e poste no comentário. Vai ser muito legal ter uma parceria com você.

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física