Olá aqui é Marcos Duprá da primeirosacordes.com.br. Hoje falaremos sobre harmonia no violão, nessa nesta aula aprenderemos como inserir notas aos acordes, sem que esse acorde perca a sua função.
A primeira coisa a se conhecer de uma tonalidade é o seu campo harmônico, assim você saberá todas as possibilidades que esse campo harmônico fornece.
Por exemplo para o campo harmônico de C nós temos:
C Dm Em F G7 Am Bm7(b5)
Vamos usar uma sequência básica:
C Am Dm G7
Vamos aprender como incluir notas a esses acordes sem perder a sua função.
A primeira regra é a seguinte:
Para qualquer acorde eu posso inserir a sétima, sendo que para o acorde maior a sétima maior, para o acorde menor a 7.
Aplicando temos:
C7M | Am7 | Dm7 | G7 |
O que acabou de acontecer é que a sonoridade daqueles acordes básicos, ficaram mais sofisticados, mais suaves.
A nossa segunda regra é que:
Para todo acorde eu posso inserir a nona. Tomando cuidado com o terceiro grau do campo harmônico, no caso para o acorde de Em, eu tenho que inserir a nona menor. Para todos os outros acordes eu posso inserir a nona maior.
Para a nossa sequência:
C9 | Am9 | Dm9 | G7(9) |
Terceira regra:
Eu posso inserir a sexta para cada um dos acordes. Nesse caso eu tenho que tomar um cuidado tanto com terceiro grau, quanto ao sexto grau do campo harmônico, no caso Em e Am, nesses acordes a sexta é menor, para todos os outros acordes a sexta é maior.
Nossa sequência:
C6 | Am(b6) | Dm6 | G7(13) |
Quarta regra:
Eu posso inserir a 11ª aos acordes menores e acordes dominantes. Para o acorde de C vamos fazer uma combinação com a 6/9.
C6/9 | Am7(11) | Dm7(11) | G4/7(13) G7(13) |
Podemos também fazer outras combinações, misturando todas essas regras. Mas lembre-se que é importante antes de tudo fazer o cálculo do campo harmônico para termos claro quais as exceções.