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Aprenda a enriquecer sua harmonia no violão

Olá aqui é Marcos Duprá da primeirosacordes.com.br. Hoje falaremos sobre harmonia no violão, nessa nesta aula aprenderemos como inserir notas aos acordes, sem que esse acorde perca a sua função.

 

A primeira coisa a se conhecer de uma tonalidade é o seu campo harmônico, assim você saberá todas as possibilidades que esse campo harmônico fornece.

Por exemplo para o campo harmônico de C nós temos:

C Dm Em F G7 Am Bm7(b5)

Vamos usar uma sequência básica:

C  Am  Dm  G7

Vamos aprender como incluir notas a esses acordes sem perder a sua função.

A primeira regra é a seguinte:

Para qualquer acorde eu posso inserir a sétima, sendo que para o acorde maior a sétima maior, para o acorde menor a 7.

Aplicando temos:

C7M | Am7 | Dm7 | G7 |

O que acabou de acontecer é que a sonoridade daqueles acordes básicos, ficaram mais sofisticados, mais suaves.

A nossa segunda regra é que:

Para todo acorde eu posso inserir a nona. Tomando cuidado com o terceiro grau do campo harmônico, no caso para o acorde de Em, eu tenho que inserir a nona menor. Para todos os outros acordes eu posso inserir a nona maior.

Para a nossa sequência:

C9 | Am9 | Dm9 | G7(9) |

Terceira regra:

Eu posso inserir a sexta para cada um dos acordes. Nesse caso eu tenho que tomar um cuidado tanto com terceiro grau, quanto ao sexto grau do campo harmônico, no caso Em e Am, nesses acordes a sexta é menor, para todos os outros acordes a sexta é maior.

Nossa sequência:

C6 | Am(b6) | Dm6 | G7(13) |

Quarta regra:

Eu posso inserir a 11ª aos acordes menores e acordes dominantes. Para o acorde de C vamos fazer uma combinação com a 6/9.

C6/9 | Am7(11) | Dm7(11) | G4/7(13) G7(13) |

Podemos também fazer outras combinações, misturando todas essas regras. Mas lembre-se que é importante antes de tudo fazer o cálculo do campo harmônico para termos claro quais as exceções.