Curso de Contrabaixo Completo Aprenda Contrabaixo sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Contrabaixo Para você dar os seus primeiros passos no Groove.

Billie Jean O Baixo e a Guitarra de Michael Jackson

Olá aqui é Marcos Duprá da Primeiros Acordes, hoje em nosso programa “Não está no gibi” falaremos sobre o rei do pop com a música “Billie Jean”.

 Michael Jackson nasceu em 1958 e morreu em 2009, muito jovem, apenas 51 anos de idade. Começou a carreira muito jovem, com seis anos de idade, e já cantava no Jackson 5.

A Banda Jackson 5 pertencia a uma gravadora chamada Motown. Uma gravadora que influenciou a música americana fortemente, talvez tenha sido a gravadora independente mais famosa do mundo. A Motown basicamente criou a Soul music, a Funk music, todos esses estilos nasceram nessa gravadora muito pequena, mas que foi crescendo e apresentou artistas mundialmente famosos como: Stevie Wonder, Michael Jackson, Diana Ross, Marvin Gaye, entre outros.

A primeira vez que eu ouvi Billie Jean foi em 1982, e eu tinha 12 anos de idade. A primeira vez que eu ouvi vi a canção fiquei encantado com a música, com a dança, e como todo garoto ficava tentando imitar aqueles passos. Aqui no Brasil na época se chamava Break, depois virou Dance Street. Nunca consegui aprender os passos.

Bille Jean foi gravada no disco Thriller lançado em 1982, esse disco só tem sucessos como Beat it, Billie Jean, Thriller, entre outros. O disco tem a participação de grandes músicos com a produção de Quincy Jones, Guitarrista Toto, a guitarra de Eddie Van Halen, e o contrabaixo de Louis Johnson. Inclusive Quincy Jones não gostava da linha de contrabaixo de Billie Jean mas Michael Jackson alegava que queria aquela linha pois lhe dava vontade de dançar. Pelo visto Michael tinha razão.

Michael Jackson morreu muito jovem, em 2009, de uma overdose de remédios. Ele usava muito remédio por causa de dores e acabou ficando viciado.

Billie Jean conta basicamente a história de uma mulher obcecada por um homem, me lembra um samba antigo chamado Nega maluca, essa mulher quer dançar com esse homem, quer ter um filho desse homem, e o homem diz que não tem nada com essa mulher. Michael Jackson conta que criou essa canção para as groupies do Jackson 5, e que sempre aparecia uma mulher dizendo que teve um filho com os irmãos.

A canção está na tonalidade de fá sustenido menor e ela basicamente tem três partes: parte A, parte B, Parte C, sendo que a parte C que é o refrão tem a mesma harmonia na parte A.

É uma canção quase minimalista com pouca informação harmônica e que vai sendo acrescentado arranjos aos poucos.

 O Arranjo de contrabaixo dessa canção é de Louis Johnson, um baixista muito bom que gravou com diversos músicos. Tinha o apelido de Thunder Thumb, e na canção Billie Jean ele utiliza o polegar da mão esquerda para tocar a oitava, o que dá uma sonoridade bem peculiar.

A guitarra tem um ritmo tipicamente funk music, a guitarra fica muito em silêncio. Isso é uma coisa muito interessante tendo em vista que os músicos hoje tem uma tendência a ficar tocando o tempo todo. Na canção a guitarra aparece em poucos momentos, mas são momentos bem marcantes. A guitarra usa muito notas mortas usando pequenos riffs em semicolcheias.

Dicas de Livros e Filmes

Vamos dar algumas dicas de livros e filmes que tenham a ver com a música de Michael Jackson. Eu recomendo “Michael Jackson uma vida na música”, eu achei bem interessante porque foca principalmente na carreira dele desde o início no Jackson 5, depois na carreira solo e finalmente o sucesso.

Outra dica é o livro Motown: The Sound of Young America, é um livro que conta a história da Motown, a gravadora que influenciou tanta gente inclusive o próprio Michael Jackson. Esse livro conta a história da gravadora com muitas fotos.

Um dica de filme é “Number Ones” que foi lançado em 2002, quando ele saiu da gravadora Sony, na época ele teve um briga com a Sony e decidiu sair da gravadora, mas por uma obrigação contratual teve que lançar um disco e o filme.

A dica de ouro é o filme “Standing in the Shadows of Motown” é um documentário que conta sobre a história do Funk Brothers que é a banda de estúdio Motown e que acompanhava os grandes artistas da Motown. Eram músicos de jazz músicos muito bons, destaque para James Jamerson que é o baixista que influenciou uma geração de baixistas.

Dicas de Viagem

Nossa dica de viagem de hoje é a cidade de Detroit que foi a capital da indústria automobilística. É ali que nasce a Ford e outras grandes empresas como a General Motors É também a cidade onde nasceu a Motown .

Uma dica é o Museu da Ford com todos os modelos inclusive o famoso “T1”.

Outra dica é o museu da Motown, aonde foram feitas as primeiras gravações.

Dicas de Receitas

Uma dica de receita típica dos anos 80 é a gelatina mosaico, presente nas festinhas dessa época.

GELATINA MOSAICO

1 pacote de gelatina sabor morango

1 pacote de gelatina sabor uva

1 pacote de gelatina sabor limão

1 pacote de gelatina sabor abacaxi

1 pacote de gelatina sabor framboesa

1 envelope de gelatina em pó sem sabor

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite com soro

MODO DE PREPARO

Prepare cada gelatina separadamente, dissolvendo cada uma em 250 ml de água fervente.

Dissolva bem cada gelatina, coloque cada gelatina em uma fôrma separada, de preferência em fôrmas quadradas, leve para gelar até ficar bem consistente ou de um dia para o outro.

Retire as gelatinas da geladeira e corte em cubos, coloque todas juntas em uma travessa e reserve.

No liquidificador adicione o creme de leite com o soro, o leite condensado e bata bem, em seguida com o liquidificador ainda ligado adicione a gelatina sem sabor incolor dissolvida conforme as instruções do fabricante bata somente para misturar. Despeje o liquido sobre a gelatina reservada e misture delicadamente, depois leve para gelar até ficar consistente.

Receba nossos artigos

*

5 aulas de cifras no Baixo

5 aulas de exercícios no contrabaixo

13 aulas de contrabaixo iniciante

4 dicas para tocar reggae

2 aulas de groove no contrabaixo

4 dicas para aprimorar a sua técnica

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física