Acrescentando a Nona
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Antes de acrescentarmos a nona ao acorde, precisamos voltar a dividir os acordes em famílias, para que assim possamos respeitar a função de cada acorde.
São basicamente 3 famílias de acordes:
Maior, menor, dominante (7)
Para acordes maiores podemos acrescentar a nona maior.
Para acordes menores podemos acrescentar a nona maior aos acordes de II e VI grau, mas não podemos acrescentar a nona maior ao acorde de III grau.
Para acordes dominantes podemos acrescentar a nona maior, desde que a resolução seja feita num acorde maior.
Vamos aplicar essa regras?
Vamos primeiramente montar a escala de Ré maior, as notas da escala de Ré maior seriam:
T 2 3 4 5 6 7M
Ré mi fá# sol lá si dó# ré
Se montarmos o campo harmônico de Ré maior teremos:
I IIm IIIm IV V7 VIm VIIm7(b5)
D Em F#m G A7 Bm C#m7(b5)
Acrescentando a sétima e a nona aos acordes do campo harmônico teremos:
I7M(9) IIm7(9) IIIm7(b9) IV7M(9) V7(9) VIm7(9) VIIm7(b5)
D7M(9) Em7(9) F#m7(b9) G7M(9) A7(9) Bm7(9) C#m7(b5)
Para os nossos exercícios vamos usar o IIm, V7, I, IIIm e VIm do campo harmônico de D, os acordes seriam: Em, A7, D, F#m, Bm.
Exercício 1
Nesse exercício vamos acrescentar a nona na sequência abaixo, sem tocar a terça e quinta do acorde, e portanto sem definir se o acorde é maior ou menor.
Exercício 2
Nesse exercício vamos acrescentar a nona na sequência abaixo, sem tocar a terça e quinta do acorde, e portanto sem definir se o acorde é maior ou menor.
Exercício 3
Nesse exercício vamos acrescentar a nona maior na sequência abaixo. Tenha sempre em mente que o IIIm não possui a nona maior, por isso você deve ter cuidado ao acrescentar essa nota, e se houver dúvidas não acrescente.
Exercício 4
Nesse exercício vamos acrescentar a nona maior na sequência abaixo, sem tocar a terça do acorde, e portanto sem definir se o acorde é maior ou menor.