Curso de Guitarra Completo Aprenda Guitarra sem sair de casa, no horário que desejar. Comece Agora

Ebook Grátis Guitarra Aprenda a tocar Blues na Guitarra. Baixar Agora

B B King - O rei do Blues

Para mim mais do que um guitarrista de Blues, B B King representa o bom gosto que um Blues pode ter. Os arranjos de suas canções são sempre recheados de elementos harmônicos de muito bom gosto mas sempre muito simples.

A primeira vez que o ouvi, foi numa música chamada “Why i sing the Blues” ainda em vinil numa coletânea de Blues da Atlantic Records. Não tem como não se apaixonar.

Em minha opinião ele é o rei do silêncio, pois seus solos nunca são poluídos é como se sentisse cada nota e onde ela deve ser tocada, sem exageros.

Ele morreu recentemente no ano de 2015, e para mim, sem ele o Blues jamais será o mesmo.

Ele surgiu para o mundo em Memphis, que era onde os músicos negros importantes estavam, ou seja uma verdadeira capital do Blues, na época. Seu primeiro aparecimento foi num programa de rádio de Sonny Boy Williamson.

A partir de 1951 começou a tocar pelos Estados Unidos e nunca mais parou. Perdi da memória a quantidade de vezes que ele tocou no Brasil. E sempre com aquela vontade e alegria de tocar.

Uma de suas marcas mais famosas é a guitarra chamada por ele de “Lucille”, uma Gibson acústica. Ele teve várias durante os anos, mas sempre chamava as suas guitarras pelo mesmo nome.

Falar de uma canção do B B King é como querer escolher um grão de areia numa praia. De 1951 até o fim de sua vida ele nunca parou de gravar. A canção que qualquer Bluesmen tem que conhecer é "The Thrill Is Gone", uma linda canções já com influências da Soul music mas sem perder o seu blues de vista.

Outro clássico é “Rock me Baby” de 1964, gravada por inúmeros rockeiros como Stones e Ac/ Dc.

Adoro sua versão de “Since I Met You Baby” de Sam Cooke, é onde vejo o B B King e seu bom gosto, sem nunca perder o Blues de vista mas com aquelas cadências quase jazzísticas.

“Five Long years” um slow blues, quase dá pra ouvir a acústica de sua guitarra de tão limpo que está o som dela. E a voz do Negão é de arrepiar, vem do fundo de sua alma.

Para fechar as minhas recomendações a canção “Every Day I Have The Blues”, que é uma das qualidades do B B King a alegria, um blues dançante para você bater o pé e entrar na pegada do Blues.

B B King foi para mim o último grande representante do Blues, tocou com todo mundo, até com o U2, e sempre impôs o seu estilo de pensar o Blues. Um blues vigoroso com notas cortadas e rasgantes no ponto certo sem mais, nem menos. Salve o Rei.

APRENDA GUITARRA

viola caipira

Receba nossos artigos

*
 

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física