F R A N K G A M B A L E
Para ajudar a evitar dores e até mesmo ferimentos, você deve aquecer-se gradualmente antes de uma intensa seção de estudo ou performance. Músicos não são diferentes de Atletas. Tocar guitarra é um exercício sério para suas mãos e antebraços, portanto, aborde o instrumento como se você estivesse se preparando para uma corrida ou um jogo. Como os exercícios seguintes são designados somente para aquecimento, eles não são muito melódicos ou musicais. No entanto, enfocam movimentos específicos das mãos direita e esquerda para ajudá-lo a alcançar seu nível máximo de eficiência em uma quantidade mínima de tempo.
* Fazer alongamento da mão da escala é uma boa maneira de começar. Certos acordes podem ser muito úteis. Os desafiadores maiores add9, do Ex.1, desenvolvem principalmente a abertura entre o segundo e terceiro dedos. A progressão também envolve mudança de acordes. A posição da sua mão esquerda influencia na capacidade de alongamento de seus dedos. Se algumas dessas formas causar problemas, tente deixar seu cotovelo mais próximo ou mais distante de seu corpo.


* Para aquecer a mão da palheta e desenvolver resistência, experimente o dedilhado da escala cromática do Ex.2. Utilize ataques alternados. O Ex.3 mostra o mesmo dedilhado, mas inverte cada grupo de quatro notas. Eu frequentemente conecto o Ex.2 e o Ex.3. Toque os exemplos 2 e 3 o mais limpo possível cerca de dez vezes ou até uma de suas mãos começar a sentir cansada. Depois pare e agite as mãos para estimular a circulação e relaxar seus músculos ( abrir e fechar as mãos várias vezes também ajuda ). Quando suas mãos voltarem ao normal, você estará pronto para tocar o exercício de novo ou prosseguir com outro. A próxima série de exercícios é acumulativa – cadacada exemplo é uma extensão e uma adição do anterior. Depois de entender cada parte, toque a série inteira com o metrônomo em q = 126.



O Ex.4 prepara sua mão da palheta para os movimentos de mão da escala. O Ex. 5 ativa, na segunda posição, os dedos da mão da escala. Durante as transições, mantenha o andamento constante. Lembre-se de que um toque preciso e rápido depende da coordenação do terceiro e quarto dedos.



O Ex. 6 apresenta movimentos de uma casa pra cima e uma casa pra baixo no braço. O Ex. 7 explora duas cordas em uma posição, enquanto o Ex. 8 move-se por uma casa de cada vez. Continue desta maneira, incorporando todas as seis cordas.
Relaxe enquanto você se aquece. Guitarristas muitas vezes parecem estar à beira da morte e não percebem como estão tensos. Portanto, relaxe e respire normalmente. Um aquecimento deve levar somente cerca de dez minutos. Depois você estará pronto para enfrentar desafios físicos e mentais. Para finalizar, não esqueça de que tocar guitarra deve ser divertido.






Page 2