E ai galera do baixo, tudo bem? Vamos dar continuidade com a segunda coluna falando sobre acordes no baixo.
Na aula passada vimos uma revisão teórica sobre formação de acordes, e campo harmônico.
Nessa aula vamos ver as montagens de acordes, e primeiramente vou abordar as tétrades. Como o baixo é um instrumento bem limitado no uso de acordes (se comparado ao piano, ao violão etc…) vamos omitir a quinta justa, por que ela é uma nota que não acrescenta nenhuma informação ao acorde. Por exemplo, em um bicorde (fundamental + quinta justa) não é possivel saber se ele é maior ou menor, pois não tem terça. Também não da para saber se ele é dominante (V7) ou tônica (I7M) pois não se sabe se ele tem sétima maior ou menor.
Vamos montar tetrades com Fundamental + terça + sétima. (omitindo a quinta).
As aberturas dessa aula são para baixos de 4 cordas.
Abertura 1
Com a fundamental na corda lá, a formação fica Fundamental - Terça - Sétima
Maior com sétima maior ( A7M)
F + 3M + 5J + 7M
A + C# + E + G#
Maior com sétima menor ( A7)
F + 3M + 5J + 7m
A + C# + E + G
Menor com sétima menor (Am7)
F + 3m + 5J + 7m
A + C + E + G
Menor com sétima menor e quinta diminuta (Am7(b5)) também chamado de meio diminuto.
F + 3m+ 5b + 7m
A + C + Eb + G
Abertura 2
Com a fundamental na corda Mi, a formação fica Fundamental - Setima - Terça oitava acima.
Maior com sétima maior ( E7M)
F + 3M + 5J + 7M
E + G# + B + D#
Maior com sétima menor ( E7)
F + 3M + 5J + 7m
E + G# + B +D
Menor com sétima menor (Em7)
F + 3m + 5j + 7m
E + G + B + D
Menor com sétima menor e quinta diminuta (Em7(b5))
também chamado de meio diminuto.
F + 3m + 5b + 7m
E + G + Bb +D
Exercício:
Memorizar e entender os acordes acima e tocar o campo harmônico maior em A e E, usando as aberturas 1 e 2 , conforme mostra o video abaixo. Embora eu tenha usado um baixo de seis cordas, o exercício foi feito para baixos de 4 cordas, repare que não toquei as cordas B e C.
Fonte: Renato Leite: baixista.com.br